sexta-feira, 22 de maio de 2009

Interdependência Campo x Cidade e os Setores da Economia

Interdependência Campo x Cidade

O campo e a cidade têm uma relação de dependência. O processo vem da criação das cidades. Na pré-história humana, nós, ainda não Homo sapiens, morávamos em árvores, depois fomos morar em cavernas e adotamos o nomadismo. Sendo assim, não criávamos estruturas de fixação ao lugar. Com o passar do tempo houve a necessidade da fixação no lugar. E os homens criaram os primeiros aglomerados humanos.

Nestes espaços os homens começaram a plantar e criar animais. Vários aglomerados surgiram ao mesmo tempo, e a diferença do sucesso destes aglomerados provocaram guerras e invasões. Para sanar essa questão, os aglomerados humanos começaram a escolher entre os seus aqueles que eram mais fortes para serem guerreiros (serviço de segurança). Os guerreiros passaram a ocupar o lugar central do aglomerado. No centro do aglomerado humano criaram uma estrutura espacial com muros, sentinelas e portões. Nesta área a população ficava protegida, esta foi batizada de cidade e a área fora desta de campo.

Com a segurança da área a produção começou a ter excedente, teve-se a necessidade de trocá-lo com outros grupos. Como todo o grupo não podia sair da cidade (ameaça de invasão) e ir realizar as trocas necessárias, elegeram um grupo de pessoas para mercadejar (comércio) com os outros grupos humanos.

As atividades dos guerreiros e dos mercadores necessitavam de objetos de apoio e isto fez surgir um novo grupo na cidade, os artesãos (proto-indústria) que passaram a realizar o processo de transformação de algumas matérias-primas em produtos.

Setores da Economia

Antes de explicar o que vem a ser os setores da economia, urge entender o circuito econômico dos produtos.

Todo e qualquer produto tem uma história. O caderno que você utiliza não é recolhido na natureza neste formato. Para que o caderno chegue até você primeiro houve o extrativismo vegetal para retirar as árvores que serão processadas na indústria e transformadas em caderno, para depois irem ao comércio onde pode ser adquirido.

Todo e qualquer produto passa por um circuito parecido com este, é recolhido da natureza, depois é processado e transformado no produto almejado para finalmente ser exposto no comércio para ser adquirido.

Os setores da economia abaixo tem sua posição no circuito econômico, veja:

 1º Setor – Agricultura, Pecuária e Extrativismo Artesanal -> produção dos materiais.

2º Setor – Indústria e Extrativismo Industrial -> transformação dos materiais

3º Setor – Comércio e Serviços -> venda dos materiais.




segunda-feira, 4 de maio de 2009

Revisão do 1º trimestre

Coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F). Explique a sua escolha.
1. (V) Paisagem é tudo aquilo que a vista alcança.
Segundo Milton Santos Paisagem é aquilo que está ao alcance dos nossos olhos é que faz parte de nosso cotidiano, espaço de interação.
2. (F) Paisagem só pode ser classificada de natural
A paisagem encontra diversas classificações dicotômicas. Natural e Humanizada foi a adotada por o 7º ano.
3. (V) Paisagem humanizada é aquela que atende aos propósitos humanos.
Sim, pois a paisagem humanizada é aquela que está inclusa no circuito humano, quer tendo sido alterada pelo homem ou não.
4. (F) Atualmente é encontrada com facilidade nas cidades paisagens natural.
A cidade é conhecida como sendo o espaço criado pelo homem, logo as paisagens são humanizadas.
5. (V) O aumento da tecnologia conseqüentemente amplia nossa paisagem.
Se paisagem é tudo aquilo que a vista alcança, logo se é aumentado o espectro e/ou a distância alcançada pela visão através de novas tecnologias, estará ampliando a paisagem.
6. (V) A construção de ferrovias e rodovias contribuíram para a transformação dos espaços naturais no Brasil.
Sim, pois essas obras da arquitetura humana abrem caminhos para novas intervenções.
7. (F) É muito fácil integrar as necessidades de conservação da natureza com os interesses governamentais e empresariais
Não, devido ao modelo de desenvolvimento imposto que coloca crescimento industrial constante baseado no uso de recursos naturais se torna muito difícil quebrar esse ciclo vicioso.
8. (V) Para a sobrevivência do Planeta Terra é necessário encontrar formas de produção de energia e mercadorias que possibilitem a conservação dos ecossistemas naturais.
É necessário implantar a reciclagem para não necessitar retirar materiais da natureza num tempo menor do que esta precisa para se recuperar.
9. (F) Priorizar o uso de transporte coletivo não é importante para a preservação da natureza.
A importância advém da economia de combustíveis e pela redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera.
10. (F) Universalizar os sistemas de saneamento básico não é importante para a preservação da natureza.
A importância advém da diminuição do volume de esgoto ‘in natura’ (sem tratamento) jogado nos corpos hídricos (rios, lagos, mares, etc.)
11. (V) Combater a pobreza é fundamental para a preservação da natureza.
Sim, pois as pessoas pobres, em geral, têm menos acesso aos serviços básicos e a informação. Desta maneira, jogam esgoto ‘in natura’ nos rios e águas pluviais ou ainda lixos pelas ruas por falta de serviço de coleta. Com a informação e o recebimento de serviços básicos esta camada da população será tão integrada quanto qualquer outra em atividades de conservação.
12. (F) A estrutura do relevo brasileiro é muito jovem sendo encontrado inclusive dobramentos modernos.
O Brasil se encontra no meio da placa tectônica sul americana. Logo, não está sujeito a abalos sísmicos de escala elevada. Sendo assim, o relevo brasileiro é geologicamente velho e apresentando baixas altitudes e nenhum dobramento moderno, como a Cordilheira Andina.
13. (V) No Brasil são importantes agentes modificadores do relevo, a chuva e o vento.
Os agentes modificadores do relevo são classificados em: internos e externos. Para que os agentes internos sejam importantes o terreno deve se localizar nas regiões das bordas das placas tectônicas. Para que os agentes externos sejam mais importantes o terreno deve se localizar no meio das placas tectônicas, caracterizadas por ter uma estrutura geológica velha. Entre os agentes externos estão a chuva, o vento, o homem etc.
14. (F) O Brasil por se situar, basicamente, entre as linhas do Equador e do Trópico de Capricórnio apresenta um único tipo climático.
O clima é definido por combinação de inúmeros fatores, entre os principais estão: latitude, maritimidade, vegetação e altitude. Dentro do Brasil, devido ao seu porte continental, encontramos uma diversidade desses fatores que combinados fornecem uma diversidade climatológica ao país.
15. (V) A influência do Oceano Atlântico, da Floresta Amazônica, do Pantanal Mato-grossense , da Serra do Mar e da Mantiqueira entre outras produzem no Brasil uma diversidade climática
Explicação idem ao 14.