segunda-feira, 6 de abril de 2009

Aula do dia 7 ou 9 de abril

Espaço geográfico brasileiro
Prof.ª Simone da Silva Figueiredo
Geografia
Paisagem
O que é paisagem?
Paisagem, segundo Milton Santos, é tudo aquilo que a vista alcança. Logo, tudo aquilo que podemos ver faz parte da paisagem. Com as novas tecnologias, telescópios potentes, internet etc. a nossa paisagem está cada vez maior.
A paisagem pode ser dividida em: Natural e Humanizada (transformada e explorada). Uma paisagem para ser considerada natural não pode ser tocada pelo homem e nem servir a este. Paisagem humanizada é aquela que já foi apropriada pelo homem.
Qual a paisagem do nosso planeta que o homem ainda não se apropriou? Muito poucas. Logo, temos poucas paisagens naturais.
E quando se deu o processo de alteração das paisagens brasileiras? Com a chegada dos portugueses, quando construíram o espaço para a primeira missa. Mas, sentiu-se mais fortemente quando se instalou os engenhos de açúcar no nordeste, as cidades no litoral e no interior, as estradas, as fazendas de café etc.

Potencial a ser explorado
O potencial do espaço geográfico brasileiro é elevado. As florestas são depositárias de uma elevada biodiversidade e de água. No entanto, fomos colonizados dentro de uma idéia de explorar ao máximo, domar a natureza. Hoje, sentimos os efeitos deste pensamento.

Atividades de degradação ambiental
· Retirada de madeira;
· Expansão das atividades agrícolas e pecuárias;
· Extração de diversos tipos de minério;
· Construção de rodovias e ferrovias;
· Construção de usinas hidrelétricas;
· Alteração nos cursos dos rios para facilitar a navegação;
· Lançamento de poluentes nos rios e mares, no solo e na atmosfera;
· Construção de cidades.

Poluição dos rios e bacias hidrográficas
A poluição dos rios é um problema grave ambiental brasileiro. As nossas cidades se desenvolveram perto de corpos hídricos (massa d’água). Logo, as populações concentram-se perto da água, usando-a e dependendo dela. Mas, isso não garante que essas populações iram conservá-la.
Damos as seguintes utilidades aos corpos hídricos:
· Transporte;
· Obtenção de energia elétrica;
· Fornecimento de água potável;
· Recebedor de nossos dejetos (pessoais e industriais), o esgoto.

O Relevo Brasileiro
Já reparou que no Brasil não ocorrem tremores de terra muito fortes. Por que será?
No início da formação do mundo era um continente só, os pesquisadores chamaram de PANGEA. Com o tempo foram tendo fissuras nesse continente único e chegou-se ao que se tem hoje, temos vários continentes.
Como vocês já estudaram no ano passado, o planeta Terra tem núcleo, manto e crosta terrestre. Os continentes são a parte visível dessa crosta terrestre. Mas, e as fissuras? Bom, as fissuras limitam as placas tectônicas. Nas bordas das placas tem muita atividade sísmica (terremoto). O Brasil fica no meio da placa sul americana, logo com pouca ocorrência de terremotos.
Esses terremotos num passado geologicamente próximo provocaram o soerguimento dos dobramentos modernos (Cordilheira Andina, Montanhas Rochosas e Cordilheira do Himalaia) onde estão as maiores altitudes do planeta. O Monte Everest na Cordilheira do Himalaia tem 8.848 metros de altitude, é o ponto mais elevado do planeta. No Brasil as altitudes são modestas ocasionadas por um relevo muito antigo (tempo geológico).
Se o relevo brasileiro é antigo não sujeito a abalos sísmicos, quem modifica o relevo brasileiro? O intemperismo. A erosão provocada pelo vento e pela chuva criando áreas de desgaste e áreas de deposição.

O clima
O Brasil tem clima tropical, praticamente. Ficamos na maior parte entre a linha do Equador (passa por Macapá) e o Trópico de Capricórnio (passa por São Paulo). Ficamos na parte quente do planeta, logo apresentamos temperatura elevada e muita chuva (alta pluviosidade).
Internamente não somos um país todo igualzinho. Apesar do relevo ser baixo, em relação ao clima este serve para definir clima de altitude e separar áreas, tornando as do interior mais secas e as do litoral mais úmidas.
A presença de floresta, como a Amazônica, a Mata Atlântica e o Pantanal Mato-grossense também serve como fornecedor de umidade através de chuvas.
Estas condições colocadas somadas criam uma diversidade climatológica no Brasil.

Exercícios:
1) Quais as conseqüências da extração de madeira para as paisagens naturais do Brasil?
2) É possível praticar esse tipo de atividade sem causar problemas ambientais? Por que?
3) Quais são os principais fatores responsáveis pela poluição ambiental no Brasil?
4) O que é paisagem?
5) Cite um exemplo de paisagem que pode ser confundida como natural? Por quê?
6) De onde vêm as idéias que hoje agridem o meio ambiente?
7) Cite uma forma de poluição das águas brasileiras e explique-a.
8) Quais são os agentes modificadores do relevo brasileiro? Por que não temos abalos sísmicos?
9) Posso afirmar que o clima na região da Floresta Amazônica é chuvoso? Por quê?

Um comentário:

oi disse...

pow fessora vc poderia te botado o gabarito da prova aqui!rsrs