Interdependência Campo x Cidade
O campo e a cidade têm uma relação de dependência. O processo vem da criação das cidades. Na pré-história humana, nós, ainda não Homo sapiens, morávamos em árvores, depois fomos morar em cavernas e adotamos o nomadismo. Sendo assim, não criávamos estruturas de fixação ao lugar. Com o passar do tempo houve a necessidade da fixação no lugar. E os homens criaram os primeiros aglomerados humanos.
Nestes espaços os homens começaram a plantar e criar animais. Vários aglomerados surgiram ao mesmo tempo, e a diferença do sucesso destes aglomerados provocaram guerras e invasões. Para sanar essa questão, os aglomerados humanos começaram a escolher entre os seus aqueles que eram mais fortes para serem guerreiros (serviço de segurança). Os guerreiros passaram a ocupar o lugar central do aglomerado. No centro do aglomerado humano criaram uma estrutura espacial com muros, sentinelas e portões. Nesta área a população ficava protegida, esta foi batizada de cidade e a área fora desta de campo.
Com a segurança da área a produção começou a ter excedente, teve-se a necessidade de trocá-lo com outros grupos. Como todo o grupo não podia sair da cidade (ameaça de invasão) e ir realizar as trocas necessárias, elegeram um grupo de pessoas para mercadejar (comércio) com os outros grupos humanos.
As atividades dos guerreiros e dos mercadores necessitavam de objetos de apoio e isto fez surgir um novo grupo na cidade, os artesãos (proto-indústria) que passaram a realizar o processo de transformação de algumas matérias-primas em produtos.
Setores da Economia
Antes de explicar o que vem a ser os setores da economia, urge entender o circuito econômico dos produtos.
Todo e qualquer produto tem uma história. O caderno que você utiliza não é recolhido na natureza neste formato. Para que o caderno chegue até você primeiro houve o extrativismo vegetal para retirar as árvores que serão processadas na indústria e transformadas em caderno, para depois irem ao comércio onde pode ser adquirido.
Todo e qualquer produto passa por um circuito parecido com este, é recolhido da natureza, depois é processado e transformado no produto almejado para finalmente ser exposto no comércio para ser adquirido.
Os setores da economia abaixo tem sua posição no circuito econômico, veja:
2º Setor – Indústria e Extrativismo Industrial -> transformação dos materiais
3º Setor – Comércio e Serviços -> venda dos materiais.