segunda-feira, 4 de maio de 2009

Revisão do 1º trimestre

Coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F). Explique a sua escolha.
1. (V) Paisagem é tudo aquilo que a vista alcança.
Segundo Milton Santos Paisagem é aquilo que está ao alcance dos nossos olhos é que faz parte de nosso cotidiano, espaço de interação.
2. (F) Paisagem só pode ser classificada de natural
A paisagem encontra diversas classificações dicotômicas. Natural e Humanizada foi a adotada por o 7º ano.
3. (V) Paisagem humanizada é aquela que atende aos propósitos humanos.
Sim, pois a paisagem humanizada é aquela que está inclusa no circuito humano, quer tendo sido alterada pelo homem ou não.
4. (F) Atualmente é encontrada com facilidade nas cidades paisagens natural.
A cidade é conhecida como sendo o espaço criado pelo homem, logo as paisagens são humanizadas.
5. (V) O aumento da tecnologia conseqüentemente amplia nossa paisagem.
Se paisagem é tudo aquilo que a vista alcança, logo se é aumentado o espectro e/ou a distância alcançada pela visão através de novas tecnologias, estará ampliando a paisagem.
6. (V) A construção de ferrovias e rodovias contribuíram para a transformação dos espaços naturais no Brasil.
Sim, pois essas obras da arquitetura humana abrem caminhos para novas intervenções.
7. (F) É muito fácil integrar as necessidades de conservação da natureza com os interesses governamentais e empresariais
Não, devido ao modelo de desenvolvimento imposto que coloca crescimento industrial constante baseado no uso de recursos naturais se torna muito difícil quebrar esse ciclo vicioso.
8. (V) Para a sobrevivência do Planeta Terra é necessário encontrar formas de produção de energia e mercadorias que possibilitem a conservação dos ecossistemas naturais.
É necessário implantar a reciclagem para não necessitar retirar materiais da natureza num tempo menor do que esta precisa para se recuperar.
9. (F) Priorizar o uso de transporte coletivo não é importante para a preservação da natureza.
A importância advém da economia de combustíveis e pela redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera.
10. (F) Universalizar os sistemas de saneamento básico não é importante para a preservação da natureza.
A importância advém da diminuição do volume de esgoto ‘in natura’ (sem tratamento) jogado nos corpos hídricos (rios, lagos, mares, etc.)
11. (V) Combater a pobreza é fundamental para a preservação da natureza.
Sim, pois as pessoas pobres, em geral, têm menos acesso aos serviços básicos e a informação. Desta maneira, jogam esgoto ‘in natura’ nos rios e águas pluviais ou ainda lixos pelas ruas por falta de serviço de coleta. Com a informação e o recebimento de serviços básicos esta camada da população será tão integrada quanto qualquer outra em atividades de conservação.
12. (F) A estrutura do relevo brasileiro é muito jovem sendo encontrado inclusive dobramentos modernos.
O Brasil se encontra no meio da placa tectônica sul americana. Logo, não está sujeito a abalos sísmicos de escala elevada. Sendo assim, o relevo brasileiro é geologicamente velho e apresentando baixas altitudes e nenhum dobramento moderno, como a Cordilheira Andina.
13. (V) No Brasil são importantes agentes modificadores do relevo, a chuva e o vento.
Os agentes modificadores do relevo são classificados em: internos e externos. Para que os agentes internos sejam importantes o terreno deve se localizar nas regiões das bordas das placas tectônicas. Para que os agentes externos sejam mais importantes o terreno deve se localizar no meio das placas tectônicas, caracterizadas por ter uma estrutura geológica velha. Entre os agentes externos estão a chuva, o vento, o homem etc.
14. (F) O Brasil por se situar, basicamente, entre as linhas do Equador e do Trópico de Capricórnio apresenta um único tipo climático.
O clima é definido por combinação de inúmeros fatores, entre os principais estão: latitude, maritimidade, vegetação e altitude. Dentro do Brasil, devido ao seu porte continental, encontramos uma diversidade desses fatores que combinados fornecem uma diversidade climatológica ao país.
15. (V) A influência do Oceano Atlântico, da Floresta Amazônica, do Pantanal Mato-grossense , da Serra do Mar e da Mantiqueira entre outras produzem no Brasil uma diversidade climática
Explicação idem ao 14.

2 comentários:

Anônimo disse...

professora, ainda bem que você tem um blog, senão eu estaria ferrado! eu não ouvi nenhuma pergunta na sala!
Eduardo 704

Simone Figueiredo disse...

Isso não é feito para vc não prestar atenção, mas sim para ter um suporte para algumas dúvidas.