sexta-feira, 22 de maio de 2009

Interdependência Campo x Cidade e os Setores da Economia

Interdependência Campo x Cidade

O campo e a cidade têm uma relação de dependência. O processo vem da criação das cidades. Na pré-história humana, nós, ainda não Homo sapiens, morávamos em árvores, depois fomos morar em cavernas e adotamos o nomadismo. Sendo assim, não criávamos estruturas de fixação ao lugar. Com o passar do tempo houve a necessidade da fixação no lugar. E os homens criaram os primeiros aglomerados humanos.

Nestes espaços os homens começaram a plantar e criar animais. Vários aglomerados surgiram ao mesmo tempo, e a diferença do sucesso destes aglomerados provocaram guerras e invasões. Para sanar essa questão, os aglomerados humanos começaram a escolher entre os seus aqueles que eram mais fortes para serem guerreiros (serviço de segurança). Os guerreiros passaram a ocupar o lugar central do aglomerado. No centro do aglomerado humano criaram uma estrutura espacial com muros, sentinelas e portões. Nesta área a população ficava protegida, esta foi batizada de cidade e a área fora desta de campo.

Com a segurança da área a produção começou a ter excedente, teve-se a necessidade de trocá-lo com outros grupos. Como todo o grupo não podia sair da cidade (ameaça de invasão) e ir realizar as trocas necessárias, elegeram um grupo de pessoas para mercadejar (comércio) com os outros grupos humanos.

As atividades dos guerreiros e dos mercadores necessitavam de objetos de apoio e isto fez surgir um novo grupo na cidade, os artesãos (proto-indústria) que passaram a realizar o processo de transformação de algumas matérias-primas em produtos.

Setores da Economia

Antes de explicar o que vem a ser os setores da economia, urge entender o circuito econômico dos produtos.

Todo e qualquer produto tem uma história. O caderno que você utiliza não é recolhido na natureza neste formato. Para que o caderno chegue até você primeiro houve o extrativismo vegetal para retirar as árvores que serão processadas na indústria e transformadas em caderno, para depois irem ao comércio onde pode ser adquirido.

Todo e qualquer produto passa por um circuito parecido com este, é recolhido da natureza, depois é processado e transformado no produto almejado para finalmente ser exposto no comércio para ser adquirido.

Os setores da economia abaixo tem sua posição no circuito econômico, veja:

 1º Setor – Agricultura, Pecuária e Extrativismo Artesanal -> produção dos materiais.

2º Setor – Indústria e Extrativismo Industrial -> transformação dos materiais

3º Setor – Comércio e Serviços -> venda dos materiais.




5 comentários:

Anônimo disse...

PROFESSORA O DEVER QUE A SENHORA DE ESCREVER SOBRE A CONCENTRAÇÃO URBANA, PODE SER ESCRITO PELO COMPUTADOR OU A MÃO ?
BJS, JÚLIA 704

Anônimo disse...

PROFESSORA O DEVER QUE A SENHORA PASSOU DE ESCREVER SOBRE A CONCENTRAÇÃO URBANA, PODE SER ESCRITO PELO COMPUTADOR OU TEM QUE SER ESCRITO A MÃO ?
BJS, JÚLIA 704

Simone Figueiredo disse...

Todos os deveres, em geral, podem ser feitos no computador, salvo tenha alguma ordem contrária. No entanto, não devem ser copiados de nenhum lugar, devem ser feitos pelos alunos. Caso tenha necessidade de citar algum trabalho, este deve ser colocado entre aspas e exposta a fonte.

Anônimo disse...

Parabéns pelo site! Muito legal a iniciativa!

Anônimo disse...

Olá, como vai ? sou do estado do pará e, fazendo uma pesquisa para meu trabalho de geografia vi seu artigo ele foi de muita serventia para que eu pudesse fazer um bom trabalho obrigado por postar esse artigo.