quinta-feira, 2 de julho de 2009

Consumo, Consumidor e Propaganda

As atividades econômicas tem como objetivo produzir. Mas, não para ficar estocado. A intenção é que um grande grupo venha a consumir. Este ato de produzir, transformar e consumir materiais é que faz a 'roda' da economia girar. Ou seja, o dinehiro passear de mão em mão.

Para haver o consumo precisa existir a necessidade. Questões básicas como alimentação e vestuário não necessitam de propaganda para mostrar sua necessidade, mas sim para indicar onde estas serão melhor satisfeitas. Outros produtos como celulares com camera, ipod, notebooks etc. precisam ter sua necessidade criada e estimulada, então as propagandas terão esse intuito.

Com isso comentou-se a existência do consumo como fato necessário à vida e a propaganda para estimular o consumo. Mas, quem consome? Consumidor é aquele que adquire um produto ou utiliza um determinado serviço.

Nas sociedades de todo mundo e do Brasil nem todas as pessoas consomem as mesmas coisas. E isso ocorre por uma diversidade de fatores. Abaixo foram colocados os principais fatores que diferenciam os consumidores:
* Sexo -> homens e mulheres não utilizam os mesmos produtos.
* Idade -> faixas etárias diferentes apresentam necessidades diferentes.
* Renda -> a renda de uma pessoa define o seu poder de compra.
*Cultura -> determinados traços culturais indicará propensão a adquirir um determinado produto e outro não. Indianos não comem carne de vaca.
* Local -> agregada a cultura, moradores de climas quentes tendem a adquirir menor número de casacos do que os de clima frio, por exemplo.

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