quinta-feira, 2 de julho de 2009

Exercícios sobre Interdependência Campo e Cidade

1) Como se dava o processo de dependência campo e cidade no início da história humana?
A cidade foi construída no centro da área ocupada, tinha muros; logo o espaço definido era a cidade e todo o restante do espaço ocupado por aquela comunidade era o campo. No campo se concentrava todas as atividades de manutenção do grupo (agricultura, pecuária, extrativismo e artesanato). Na cidade foi colocado as atividades de segurança do grupo, armazenagem dos excedentes e a comercialização (feiras). A cidade dependia desse campo próximo a ela para garantir o fornecimento dos produtos necessários a sua sobrevivência.

2) Como ocorre o processo de dependência campo e cidade na atualidade?
Atualmente, com o advento do telefone, sistemas de transporte complexo, internet etc. a comunicação entre as mais diferentes áreas do mundo é instantânea. Este fato permite afirmar que as cidades não dependem exclusivamente do campo próximo a elas. No entanto, essa independência desse campo próximo espacialmente vai ser menor conforme a cidade for mais complexa. Ou seja, uma cidade como São Paulo se conecta com os produtores em campos em qualquer lugar do mundo. Por outro lado, uma cidade pequena do interior pobre do Maranhão manterá relações com o campo próximo à ela, devido a falta de uma boa estrutura de comunicações e transportes.

3) O que é propriedade comunal?
É aquela que pertence a toda comunidade. No início da história humana a produção era uma propriedade comunal, pois pertencia ao grupo. Na atualidade existem poucas propriedades comunais, mas podemos exemplificar como sendo os prédios públicos e inclusive o Colégio Pedro II.
4) Atualmente o homem é nômade ou sedentário? Por quê?
Atualmente a grande maioria da população humana é sedentária. Nasce, cresce e morre no mesmo país e até na mesma cidade. No entanto, ainda hoje encontramos grupos de pessoas que se mudam pelo menos uma vez na vida ou algumas mais (migrantes e andarilhos).

Nenhum comentário: