segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Pirâmide Etária

As pirâmides etárias são recursos visuais para estudar a estrutura da população. Apresenta informações de idade (em grupos de tamanhos iguais) e sexo. Permite visualizar o comportamento dos diferentes grupos etários e a relação entre homens e mulheres.

São analisadas também estruturalmente em três partes:
* base - encontram-se os grupos etários mais jovens. Quando esta é larga significa que a população é jovem. Quando esta se estreita é porque a população está deixando de ser jovem, envelhecendo.
* corpo - encontram-se os grupos etários em idade laboral (trabalho). Nesta parte a pirâmide deve ser larga o suficiente para demonstrar que os grupos que a formam tem condições de sustentar o restante da população (jovens e idosos)
* cume - encontram-se os grupos etários mais idosos. Em geral, a pirâmide nesta parte é fina, pois poucos chegam às idades mais avançadas. Com as melhorias de qualidade de vida o cume das pirâmides estão alargando.

Quando se faz um estudo populacional constituindo uma pirâmide etária verifica-se a estrutura da população estudada. Este tipo de estudo se aplica à populações de países, estados, cidades, municípios, empresas, mercado consumidor etc.

As pirâmides etárias são classificadas quanto ao seu desenho em: clássica, transição e estável (na ordem).

A pirâmide etária classificada como clássica é aquela que apresenta base larga e cume fino. Foi denominada como clássica devido que nos primórdios dos estudos de população era desta forma que o desenho da estrutura da população se apresentava. O exemplo é da pirâmide etária brasileira de 1970.

Com o advento da transição demográfica, que inicia-se com a diminuição da mortalidade (melhoria das condições médico-sanitárias) e posteriormente é seguido por uma diminuição da natalidade (mulheres no mercado de trabalho etc.) a base da pirâmide foi afinando, sendo então chamada de pirâmide de transição. O exemplo é da pirâmide etária brasileira de 2000.

O recrudescimento deste comportamento populacional da diminuição de filhos provocou que se chagasse a números de 1 ou 2 filhos por mulher. Adicionado ao fato da melhoria das condições médico-sanitárias como provocador da longevidade. E isto ocorrendo por muito tempo na população se reflete numa pirâmide etária estável. O exemplo é da pirâmide etária francesa atual.

E em quanto as suas possibilidades analíticas em simples e comparativas (na ordem).
A pirâmide etária é chamada de simples quando expõem apenas informação referente a um período; a do exemplo refere-se a população brasileira em 1970. Quando a pirâmide etária une informações de diferentes períodos é chamada de comparativa; a do exemplo refere-se a população brasileira de 1970 a 2000.


Nenhum comentário: